Fala galera,
Para começar, vou começar falando de mim...
Sou carioca, tenho 25 anos (quase 26) e sou Engenheira.
Atualmente moro com meu noivo e dividimos todas as despesas da casa meio a meio.
Daqui a dois meses vou me casar, sim casar com festa, vestido, bolo e etc... Mas estamos gastando cerca de 50% do valor médio de um casamento aqui na cidade maravilhosa, então estamos indo bem.
O objetivo principal desse blog é começar a investir em renda variável.
Tenho me aperfeiçoado bastante na arte do planejamento financeiro, mais ainda não consigo fazer o dinheiro render...
Atualmente todo o meu dinheiro está em LCI e na Previdência Privada.
Ainda tenho muitas dúvidas, por isso gostaria da ajuda de vocês para começar...
As taxas envolvidas na compra de ações (custódia e corretagem) sempre me assustam, por isso nunca acho que tenho o dinheiro suficiente pra começar.
Meu planejamento é ter em junho R$10000 livres para comprar ações. Porém não vou conseguir manter esse aporte mensal. Será que mesmo assim vale a pena? De quanto preciso para valer a pena?
Peço desculpas por esse primeiro post ser mais de perguntas do que respostas, mas pretendo mudar esse cenário em breve.
Desde já obrigada pela ajuda.
EI
Olá EI, seja bem vinda a blogosfera de finanças!
ResponderExcluirSe seu dinheiro está investido em renda fixa então ele está rendendo muito bem. O CDI está em um bom valor com previsões de altas futuras o que significa um rendimento de praticamente 1% com baixíssimo risco, o que é excelente!
Se vc possui dúvidas se compensa investir em renda variável significa que vc ainda não está pronta para investir nessa modalidade de investimento. Cabe somente a vc determinar se compensa investir em renda variável. As taxas nessa modalidade de investimento são fixas ou pré determinadas assim é fácil saber quanto vc vai gastar com elas e se compensa frente ao lucro (se houver).
Invista apenas valores que não vão lhe fazer falta em um intervalo de tempo longo 5-10 anos, embora alguns prefiram um intervalo maior de 20 anos.
Beijos PI